Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Perfume: Escolha seu cheiro


Diante de tanta diversidade, pode ser difícil escolher a fragrância que combina melhor com você. Por isso, sabendo algo mais antes da vendedora lhe oferecer uma porção de papeizinhos borrifados, sua chance de acertar na compra aumentará muito. Um perfume é resultado de uma média de 75 a 200 essências. Por essa razão, ele é composto por notas de cabeça, notas de coração e notas de fundo, que é mais ou menos como o cheiro dividido em etapas. Isso porque cada nota tem o seu tempo de evaporação e, portanto, de duração na pele. São elas:

- Notas de cabeça: é a primeira impressão que se tem do perfume. Como as moléculas são menores, em menos de três minutos, elas evaporam.
- Notas de coração:é o verdadeiro cheiro do perfume e se mantém na pele de cinco a oito horas.
- Notas de fundo: as notas que dão corpo ao perfume. Feitas a partir de moléculas mais pesadas, elas são as últimas a irem embora, durando até vinte e quatro horas.

Famílias Olfativas

Quando se fala que uma fragrância é cítrica ou amadeirada, o que se faz é classificá-la em famílias olfativas. A classificação de um perfume é feita de acordo com as notas de coração. E toda a magia a respeito disso decorre porque quando são misturadas duas essências, por exemplo, rosa e jasmim, o resultado será um terceiro aroma, chamado acorde. Existem nove principais famílias olfativas:

- Cítrica: fragrância fresca, que leva normalmente ingredientes como limão, laranja, lima e bergamota (uma fruta não comestível). É leve e combina com um perfil esportivo. Talvez seja o cheiro melhor aceito pelo homem, desde a criação do primeiro perfume masculino. Devido a sua rápida evaporação, as fragrâncias cítricas são normalmente usadas nas notas de cabeça -- são o primeiro cheiro percebido pelo olfato, mas também o primeiro a sumir.
- Frutas e flores: são fragrâncias frescas, que vão bem durante o dia. As frutas predominantes são o abacaxi, maçã, pêssego e cereja. O lírio, assim como outras flores de aroma suave são as mais utilizadas.
- Florais: são perfumes mais românticos e delicados, como jasmim, violeta, gardênia, etc. As notas florais são muitas vezes usadas para notas de coração.
- Aldeídos ou sintéticos: este grupo é clean. Sem nenhuma base natural, as essências são produzidas em laboratório.Os aromas aldeídos são suaves e redondos, remetem à limpeza, como a roupa de cama recém-lavada ou o frescor da brisa da praia. Muitas vezes são misturados com especiarias como canela e gengibre.
- Chypre: clássico da perfumaria, resulta de um acorde básico de madeira, musgo de carvalho e floral, combinado às vezes com couro ou frutal.
- Madeira: notas de madeira são secas, quentes e elegantes. O blend amadeirado é essencialmente masculino. Patchouly, cedro, vetyver e sândalo formam o centro das composições.
- Orientais:fragrâncias fortes que combinam com a noite. Harmonizam o calor das especiarias, como cravo, canela e cardamomo, com essência de baunilha e notas balsâmicas e doces.
- Animais:facilmente reconhecidas pelo cheiro de almíscar, castóreo ou âmbar, as fragrâncias de animais são hoje produzidas em laboratório.
- Fougère e fougère aromático: o conceito nasceu de uma estrutura baseada em notas cítricas (de cabeça) e musgo de carvalho com gerânio (notas de coração), resultando num interessante contraste entre leve e quente. A versão aromática é enriquecida com blends herbais como thymo, salvia, menta, lavanda, manjericão e alecrim. São menos voláteis que as fragrâncias cítricas porque unem frescor a caráter.

0 comentários:

Postar um comentário